letra cifra
início | curadoria | pesquisa | critérios | textos | músicas | depoimentos | mural | busca
Regra Três
Considerado por Toquinho um dos sambas paulistas de sua parceria com Vinicius de Moraes, Regra Três tem uma história particular. Foi o próprio Toquinho quem compôs a melodia, e pediu ao seu parceiro Vinicius uma letra para a nova composição. Porém a primeira versão da letra não agradou Toquinho.

Caprichoso que era com suas autorias, Vinicius resignou-se com a desaprovação por parte de Toquinho e resolveu dar o troco, fazendo Regra Três em ‘homenagem’ ao seu parceiro namorador, falando do homem em sua derrota após tratar sua mulher com desdém. Um marco da música brasileira, cantada por gerações de amantes dessa parceria.


Clique aqui para ouvir a música

Voltar
Tantas você fez que ela cansou
Porque você, rapaz
Abusou da regra três
Onde menos vale mais

Da primeira vez ela chorou
Mas resolveu ficar
É que os momentos felizes
Tinham deixado raízes no seu penar
Depois perdeu a esperança
Porque o perdão também cansa de perdoar

Tem sempre o dia em que a casa cai
Pois vai curtir seu deserto, vai.
Mas deixe a lâmpada acesa
Se algum dia a tristeza quiser entrar
E uma bebida por perto
Porque você pode estar certo que vai chorar



Nascido em São Paulo, Brasil, a 6 de julho de 1946 com o nome de Antonio Pecci Filho, na primeira infância a mãe o chamava de "meu toquinho de gente". E o apelido Toquinho permaneceu, identificando-o depois como um dos mais expressivos artistas da música popular brasileira. Começou cedo a se interessar pelo violão (...)

Das amadorísticas apresentações em clubes, colégios e faculdades, ainda adolescente, chegou ao profissionalismo fazendo parte de um talentoso grupo aflorado nos inigualáveis anos 60: Elis Regina, Zimbo Trio, Marcos Valle, Bossa Jazz Trio, Taiguara, Ivete, Tuca, Geraldo Cunha, Chico Buarque, entre outros (...)

(...) Vinicius de Moraes lhe convidou, em junho de 1970, para acompanhá-lo, ao lado de Maria Creuza, numa série de shows na boate La Fusa, em Buenos Aires. Esse encontro profissional entre Vinicius de Moraes e Toquinho se alastraria por 11 anos de uma parceria que encantou o Brasil e o mundo com uma constante produtividade nos mais variados sentidos da música: criaram cerca de 120 canções, gravaram em torno de 25 LPs no Brasil e no exterior, atuaram em mais de 1.000 shows por palcos brasileiros, europeus e latino-americanos.

Leia mais no site oficial de Toquinho



Marcus Vinicius de Moraes nasceu em 1913 no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.

Poeta essencialmente lírico, o poetinha (como ficou conhecido) notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida.

Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Leia mais no site oficial de Vinicius de Moraes