início | curadoria | pesquisa | critérios | textos | músicas | depoimentos | mural | busca
Sobre as músicas
Ovelha Negra, gravada por Rita no LP "Fruto Proibido", com o Tutti Frutti, lendária banda do rock paulistano, que tocou com Rita de 1973 a 1978, sua fase mais roqueira. O antológico solo de guitarra do início da canção é do fabuloso guitar hero da Pompéia, Luiz Carlini.

Inútil, sem dúvida, é um dos hinos do rock paulista dos anos 80 (vale lembrar que a gente só voltou a votar pra presidente em 1990…). Essa canção faz parte do LP Nós Vamos Invadir Sua Praia, onde o Ultraje a Rigor radiografa a juventude da classe média com hits ao mesmo tempo toscos e sensíveis sobre o feeling de ser um rebelde sem causa.

Arnaldo Antunes sempre traz uma visão de um músico pop do que possa ser poesia concreta. Ou uma visão de poeta concreto do que seja música pop. Desde os Titãs, ou antes, na Banda Performática de Roberto Aguilar, chama a atenção, no trabalho peculiar do Arnaldo, que quando ele canta cada palavra tem sentido. Em Saiba tem ainda outro dado da paulistanidade que é a quantidade e a variedade de informação que ela traz, tipo tudo ao mesmo tempo agora.

Mais que apenas uma das grandes bandas do rock paulista dos anos 80, os Titãs (nascidos Titãs do Iê-iê-iê) são uma banda de compositores. Arnaldo Antunes, Paulo Miklos, Nando Reis e Sérgio Brito têm trabalhos solo interessantes. Autores capazes de juntar poesia à crueza do rock. Lembrança: na década de 70, em São Paulo, uma peça encenada por Esther Góes e Renato Borghi reunia textos de Bertolt Brecht, "O Que Mantém o Homem Vivo". Comida tenta responder isso: metafísica a serviço do homem comum.

Fuscão Preto é um clássico da mais pura dor-de-corno, uma canção que já havia sido gravada por várias duplas num formato mais de música sertaneja, até que ela foi relida de uma maneira mais pop por Almir Rogério, alcançando então grande sucesso popular, e abrindo possibilidades de arranjo e sonoridade para outros artistas do sertanejo. O sucesso acabou por transformar essa música num filme, com Xuxa no papel principal.

Os Inocentes são pioneiros do punk rock paulistano. Em 1982 é lançado aquele que seria o primeiro registro em disco de bandas punks nacionais, Grito Suburbano, junto com as não menos lendárias Cólera e Olho Seco, pelo selo Punk Rock Discos, uma produção independente. Pânico em SP é um clássico do gênero, sempre mais contundente que o chamado "rock paulista", de veia mais pop. No meio dos 80, o titã Branco Melo leva os Inocentes para a gravadora Warner (que naquela época bebeu bastante na cena pop rock paulistana), e partir daí a banda passa a ter uma visibilidade nacional.

A maioria das pessoas associa imediatamente o nome Sérgio Reis à música sertaneja. Mas ele teve muito sucesso na Jovem Guarda com esse clássico feito em 1967, Coração de Papel. É a partir de seu LP "Sérgio Reis", de 1973, quando sua gravação de Menino da Porteira se torna um enorme sucesso nacional, que ele dá uma guinada radical em sua carreira, passando a cantar clássicos da música sertaneja.

Como Vai Você é uma típica canção popular brasileira das boas: simples na forma, universal na emoção. Parceria de Antônio Marcos com seu irmão Mário Marcos, gravada originalmente por Roberto Carlos em 1972, foi um sucesso imediato, o compacto vendendo 700 mil cópias. Antônio Marcos é uma personalidade interessante, um multiartista popular. Além de cantor e compositor, trabalhou no rádio e foi ator, estrelando a primeira montagem carioca da peça Hair, nos anos 70.

Meu Mundo e Nada Mais
é, imagino, uma maneira simples e direta de um compositor popular dizer "to be or not to be, that's the question"… (acho que se o Shakespeare fosse vivo hoje seria compositor – bem – popular). Essa é uma das grandezas da canção popular, poder trazer os grandes temas da filosofia para o cotidiano das pessoas. E essa canção, como outras tantas do Guilherme Arantes, tem também o mérito de trazer informação musical nova ao ouvinte de música comercial (Meu Mundo… fez parte do LP da novela Anjo Mau.), indo além do universo harmônico e timbrístico habitual das canções de rádio, talvez influência do rock progressivo que ele praticava no seu grupo Moto Perpétuo, no início de sua carreira.

Diário de um Detento é um símbolo. Símbolo dos anos 90, uma época em que, em São Paulo, a música da periferia avançou pro centro, via rap e pagode. Outros valores, outra pegada, outra estética. No caso d’Os Racionais MCs, música de resistência, de baixo pra cima. Surgidos no fim dos 80, eles são os gigantes do rap local, e Mano Brown um grande nome da cena paulistana, pela atitude, musicalidade, pelo verbo. Diário… conta da famosa – no pior sentido possível – rebelião no presídio, acontecida em 1992, em que 111 presídiários foram mortos pela polícia, naquilo que ficou conhecido como "o Massacre do Carandiru".

Estandarte do humor grosso paulistano, meio tosco e meio ingênuo, um retrato do cotidiano da metrópole, da nossa autoestima sem muita estima, da nossa galeria de anti-heróis, Pelados em Santos é outro clássico. Descendentes diretos de Adoniran, Premê, Língua de Trapo, os Mamonas por outro lado também são filhos da enorme tradição de bandas cover de rock'n'roll que faz parte da cultura local.

Recado à Minha Amada (que é o nome real da canção conhecida popularmente como "Lua Vai") é uma faixa bem representativa do pagode, estilo de samba-pop romântico que surgiu na periferia paulistana, e que explodiu comercialmente nos anos 90. A letra simples, os instrumentos do pop (bateria, percussão, teclados, sopros), os vocais, o fraseado do contrabaixo, tá tudo lá.

Essa versão de Pinga com Limão é um cruzamento feliz de várias gerações do (bom) humor paulista, sempre maroto e popular, um senso de humor que vem da rua, do caipira, do imigrante. Uma canção dos legendários Alvarenga e Ranchinho numa leitura rockeada do Premê, lançada em 1982. Chama a atenção saber que o autor tem uma casa com duas piscinas na avenida São João…


Voltar